Case B Braun

B. Braun reduz o valor do frete em 4% com o GKO FRETE

A empresa multinacional do ramo médico hospitalar B. Braun Brasil acaba de implantar a versão mais recente do software GKO FRETE, da GKO Informática (www.gkofrete.com.br), uma ferramenta tecnológica que é empregada no suporte às operações de distribuição da empresa e também na gestão dos fretes de entrada. No Brasil há mais de 40 anos, o laboratório é uma referência para a América do Sul em seu segmento.

Áurea Oliveira, da Divisão de Supply Chain da B. Braun Brasil, é uma das responsáveis pela contratação de transportes da empresa e conta que o GKO FRETE eliminou perdas na ordem de 4% no pagamento de fretes a partir da melhoria no processo e na acuracidade das informações e métodos de cálculo. Ela descreve ainda que a solução permitiu a transparência no processo de cotação de fretes, seleção e contratação dos prestadores de serviços e garantiu a interface entre os setores internos da empresa ao receber e exportar informações para o sistema de gestão corporativo.

“Em busca de melhorias e maior controle no processo de distribuição, identificamos benefícios que uma nova versão do software nos traria e tratamos a implementação como ‘Projeto GKO’, contemplando o cronograma das atividades e responsabilidades de diversos setores da empresa e prestadores de serviço”, conta.

A migração para a nova versão apresentou desafios a todos os envolvidos nas diversas áreas atendidas, inclusive para as transportadoras. Os primeiros módulos colocados em produção foram Conferência em 100% dos conhecimentos; Faturas de frete inbound-outbound; Contabilização e Escrituração Fiscal (automática, via interface com os lançamentos diretos no livro fiscal). “Em seis meses, a atividade passou a ser executada apenas por um colaborador em vez dos oito anteriores e avançamos para os demais módulos – Simulações de frete e ocorrências”, conta Áurea.

Atualmente, o GKO FRETE e sua metodologia de gestão garantem à B. Braun o gerenciamento dos serviços de fretes de transportes de forma centralizada. “Temos o controle total das operações de transportes das cargas expedidas por São Gonçalo – RJ e pelos nossos três centros de distribuição (SP, GO e PE) para o território nacional”, comemora a coordenadora. “Ao longo dos anos, constatamos que o GKO FRETE é uma ferramenta que, além do controle de custos com eliminação de perdas, possibilita realizar avaliações periódicas do nível de serviço prestado pelas transportadoras contratadas e análises estratégicas para facilitar a tomada de decisões”, ressalta.

Entre os ganhos obtidos com a utilização do software, Áurea destaca não só a transparência e acuracidade dos dados, mas também a exportação da numeração referente à chave de acesso do CT-e (Conhecimento Eletrônico) para validação junto ao órgão fiscalizador e flexibilidade na emissão de relatórios gerenciais. “Existem diversas alternativas de parametrização e apresentação das informações, permitindo alcançar as metas para contratação e controle dos fretes e tornando possível tomar decisões estratégicas com base em dados reais”, conclui.

Ver outros cases